1 – Guarde com todo o cuidado a (s) sua (s) carteira (s) profissional (is), os contra-cheques e as suas guias do Imposto Sindical.

2 – O profissional da Química de nível superior tem direito a aposentadoria especial, isto é, aos 25 anos de trabalho em atividades e operações insalubres ou de periculosidades (perigosas).

3 – O SQEQ-RJ está autorizado a preencher o formulário DSS-8030 (antigo SB-40) daqueles que até o ano de 1994 trabalharam em empresas que encerraram as suas atividades.

Obs.: O referido formulário passou a ser denominado PPP. Breve informaremos mais detalhes a respeito.

4 – Ao vir ao SQEQ-RJ traga a (s) sua (s) carteira (s) profissional (is).

5 – Em outros casos venha ao SQEQ-RJ para ser orientado.
Insalubridade ou Periculosidade

1 – Devem estar anotadas em sua carteira de trabalho, constando o porcentual do risco (10% – pequeno, 20% – médio, 40% grande).

2 – Se você é ou vai ser responsável técnico, colocar uma cláusula específica sobre o assunto insalubridade ou periculosidade no contrato de trabalho.

3 – Devem vir descriminados em seus contra-cheques os itens insalubridade ou periculosidade.


Laudo Pericial

È importante pedir e ter o Laudo Técnico Pericial e o DSS-8030 (antigo SB-40), PPP, da empresa em que o profissional da química trabalha ou trabalhou, para futura comprovação quando do pedido de aposentadoria.

Responsabilidade Técnica

Quando da assinatura do Contrato de Responsabilidade Técnica fazer constar que será pago além do salário, o adicional de insalubridade ou periculosidade, caso o ambiente de trabalho assim exija.

 

PARA OUTRAS DÚVIDAS SOBRE ESSE ASSUNTO, ENTRE EM CONTATO COM O SQEQ-RJ ATRAVÉS DO ENDEREÇO
sqeqrj@sqeqrj.org.