Bem vindos à Comemoração dos 84 anos.

Nosso Sindicato foi fundado em 26 de setembro de 1931, recebendo Carta Sindical do Ministério do Trabalho com aprovação do Estatuto como Sindicato Profissional Liberal em 6 de outubro de 1934, e Utilidade Pública em 1 de setembro de 1966.

O primeiro nome do Sindicato foi Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais, Químicos Industriais Agrícolas e Engenheiros Químicos do Estado do Rio De Janeiro.

Nosso atual Sindicato abrange profissionais Químicos, Químicos Industriais, Quimicos Industriais Agricolas, Bacharéis em Química, Bacharéis em Química com Atribuições Tecnológicas, Engenheiros Químicos, e todos profissionais superiores da química, segundo o Art. 20 da Lei 2.800 de 18 de junho de 1956 (que criou os Conselhos Federal e Regionais de Química, dispondo sobre o exercício da profissão de químico, e outras prividências) e Resoluções Normativas do CFQ, incluindo tecnólogos, e afins.

O primeiro presidente do SQEQ-RJ foi Carlos Eduardo Nabuco de Araújo.

O talento do Estado do Rio de Janeiro, com inúmeros projetos, a Comperj – maior Investimento da Petrobrás na América Latina, a Cia. Siderurgica do Atlântico – uma das maiores siderúrgicas da América Latina, o Pré-Sal, e muitos outros, vêm atraindo a atenção do empresariado, e  dinamizando inúmeros setores do comércio e industria, com imenso mercado de trabalho para os químicos, exigindo permanente aperfeiçoamento técnico, treinamento, muita ciência e tecnologia, com esforços integrados para pesquisa e desenvolvimento nas universidades, empresas, núcleos de inovação, órgãos de fomento, e governo.

Sindicatos, e outras Instituições somam-se com os Objetivos do Milênio, estabelecido pela ONU  para melhora das condições sociais, educação básica de qualidade para todos, promoção de direitos humanos e saúde, qualidade de vida, respeito ao meio ambiente e trabalho, e desenvolvimento,  com exercicio de cidadania.

Este Sindicato vêm desenvolvendo, ao longo das várias diretorias, esforços objetivando estruturação administrativa no sentido de cada vez mais melhor atender suas prerrogativas máximas, os direitos dos Químicos do Estado do RJ em toda plenitude, em termos trabalhistas e sociais, condições de trabalho, oportunidades de trabalho, cooperativas de créditos e serviços, convênios para saúde, sociais e lazer, promovendo representação legal.

A primeira preocupação da atual gestão do Sindicato foi uma total reestruturação de nossos setores jurídico, informática, e instalações, criando condições para aperfeiçoar nossos indicadores e atendimento jurídico.

Agradecimentos especiais à todas Diretorias e Químicos que fizeram a honrosa história deste Sindicato, e Memória aos Químicos que se foram.

Parabens aos 84 anos do Sindicato, aos químicos, e colaboradores, com lema de Ordem e Progresso, Inovação e Qualidade, Justiça e Responsabilidade Social, Ética e Segurança.